
A Assembleia da República aprovou esta sexta-feria o projecto-lei do CDS-PP que visa que os madeirenses que optem por deslocar para o continente por barco, via Portimão, beneficiem de um subsídio de mobilidade de 60 euros.
O diploma foi aprovado com os votos contra do PS e a favor dos restantes partidos. O deputado do CDS-PP eleito pela Madeira, José Manuel Rodrigues, frisou que o subsídio, actualmente de 60 euros, era atribuído para o transporte aéreo mas não para o transporte marítimo.
"Não faz sentido que o Estado reconheça a necessidade de mobilidade dos portugueses das ilhas em todo o território nacional, mas só apoie as deslocações no transporte aéreo", refere o CDS-PP, no projecto de lei.
Por unanimidade, o Parlamento aprovou um projecto de lei da Assembleia Legislativa dos Açores para alargar o apoio aos bilhetes aéreos a todos os cidadãos extra comunitários que residam há pelo menos seis meses nas regiões insulares periféricas.
O PSD já tinha anunciado, pela voz da madeirense Vânia Jesus, que ía viabilizar a iniciativa centrista ao lado do PCP, BE e PEV. Só o PS votou contra. Os socialistas argumentaram que a medida é onerosa para o Orçamento de Estado, numa altura em que impera um esforço de contenção.
A discussão das iniciativas foi acesa com o CDS e o PSD a criticarem o PS por estar a favor do fim da discriminação por nacionalidade e a manterem a discriminação por meio de transporte.
Fonte: DNOTICIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário