segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Portugal é o quinto país na UE que mais gasta em Saúde em função do PIB

Portugal é o quinto país na União Europeia que mais gasta com a Saúde, quando comparado com o Produto Interno Bruto, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística, citando dados do Eurostat.

De acordo com os dados do Eurostat, relativos a 2006, dos 22 Estados Membros da União Europeia que disponibilizaram resultados, Portugal é o quinto Estado Membro a apresentar o maior peso da despesa corrente em saúde no PIB (9,4%).

Nesse ano, os Estados Membros com maior representatividade da despesa corrente em saúde no PIB foram a França (10,7%) e a Alemanha (10,2%).

A despesa corrente foi maioritariamente financiada por entidades das Administrações Públicas, com realce para o Serviço Nacional de Saúde, representando a despesa pública corrente, em média cerca de 68,2% entre 2000 e 2008.

No entanto, ao longo desse período, manifestou-se uma tendência decrescente do peso relativo da despesa pública, que se cifrou em 65,6% do total da despesa corrente em 2008, com o consequente aumento da despesa financiada por entidades privadas, com realce para as famílias.

No período em análise não se verificaram alterações significativas na estrutura da prestação de cuidados de saúde, destacando-se como principais prestadores os hospitais (em média, 38,1%), os prestadores de cuidados em ambulatório (em média, 31,2%) e as farmácias (em média, 21,8%).

No conjunto, estes prestadores concentraram, em todos os anos, mais de 90% da despesa corrente

Diario de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário